Cantinho do Review: 2017

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Shingeki no Kyojin


SHINGEKI NO KYOJIN
SINOPSE:

ATENÇÃO: Pode conter SPOILERS

A humanidade vive dentro de 3 muralhas inscritas (Maria, Rose e Sina) para se proteger do seu predador natural, os chamados titãs, os quais apareceram repentinamente no distrito de Shiganshina após mais de um século de paz. Eren Yeager e sua irmã adotiva, Mikasa Ackerman, e seu amigo de infância, Armin Arlert, testemunham o aparecimento de uma Titã de 60 metros, o Titã Colossal, e outro menor, o Titã Blindado, que abrem uma brecha na muralha Maria. Os Titãs, em seguida, invadem a cidade e fazem uma carnificina, incluindo a morte da mãe de Eren, que é devorada diante de seus olhos. Ele então decide se vingar e matar todos os Titãs, entrando para Divisão de Exploração. E a partir desse episódio começa toda a história misteriosa que envolve o enredo de Shingeki no Kyonjin.

FICHA TÉCNICA

Título: Shingeki no Kyojin
Título em Português: Ataque dos Titãs
Mangá Escrito e Ilustrado por: Hajime Isayama
Data de Publicação do Mangá: 9 de setembro de 2009
Volumes: 23
Direção do Anime: Tetsurō Araki
Roteiro do Anime: Yasuko Kobayashi
Estúdio do Anime: Wit Studio e Production I.G
Exibição Original do Anime: 7 de abril de 2013 – 29 de setembro de 2013
Temporadas: 2, com renovação para terceira
Quantidade de episódios: 37 episódios (25 na primeira temporada e 12 na segunda) + 5 ovas

ELENCO/PERSONAGENS


Eren Jeager: Protagonista. Impulsivo, idealista, determinado e violento. Quando criança, ele viu sua mãe ser morta e devorada por um titã ao ficar presa sob os escombros de sua casa, e o seu sonho é de aniquilar todos os titãs e explorar o mundo fora das muralhas. É uma das maiores esperanças para a humanidade, pois pode se transformar em titã.


Mikasa Ackerman: é a última sobrevivente de um clã Oriental. Quando criança, ela foi resgatada por Eren e adotada por sua família. Desde então, ela prometeu proteger Eren de qualquer que seja a situação. Ela é considerada um gênio e sempre se mantém calma. Extremamente habilidosa e forte. Ao que parece, Mikasa possui sentimentos mais do que fraternais para com Eren, sempre guardando consigo o cachecol vermelho que ganhou do amigo no passado.




Armin Arlert: amigo de infância do Eren e da Mikasa. Embora seja fisicamente fraco, é um gênio intelectual e chega a discernir as coisas e desenvolver uma estratégia única em uma situação crítica. Sempre está junto da Mikasa e do Eren.




Sasha Braus: é extremamente distraída e gulosa, sendo encontrada muitas vezes com alguma comida em mãos. É bastante sorridente e tem muito medo dos titãs, mas apesar disso entra para o Esquadrão 104.


Reiner Braun: um cara misterioso que está sempre ajudando seus companheiros no esquadrão, no entanto, guarda um segredo: pode-se transformar em titã e está infiltrado no meio dos humanos devido a uma missão que recebera. Seu melhor amigo e com quem sempre pode contar, estando o tempo todo junto, é o Bertolt.




Annie Leonhardt: uma mulher muito na dela, com a aparência calma, porém, sempre com olhos irritados. É um pouco arrogante e buscou ser militar para ter uma vida mais fácil. Se transforma na titã fêmea e, assim como Reiner, está infiltrada nos humanos por causa de uma missão que recebera.



Bertolt Hoover: melhor amigo do Reiner, estando sempre junto dele, protegendo-o e o ajudando no cumprimento da missão secreta que os dois e Annie possuem. Muito calado e reservado, como humano é bem inseguro e recebe ordens de Reiner. No entanto, é um dos titãs mais poderosos que existe: o Titã Colossal, que possui 60 metros de altura.


Connie Springer: é impulsivo e muito hábil. Na segunda temporada, seu personagem ganha mais importância devido ao fato de que ele perde sua mãe em um ataque a sua vila natal por titãs. A partir desse acontecimento muitos mistérios começam a ser revelados. Ele gosta muito do Bertolt e Reiner, os vendo como amigos, inclusive é salvo pelo próprio Reiner.


Historia Reiss: esse é seu nome verdadeiro, no entanto, ela o esconde através do nome de Krista. É muito atenciosa e gentil, sempre preocupada com os demais. Muito amiga e leal à Ymir, com quem vive uma bela história de amizade ou de amor. É uma personagem extremamente importante e cujo passado guarda vários mistérios.


Ymir: não gosta de cooperar com os demais soldados, sendo sempre solitária e séria. Seu passado misterioso é revelado ao longo da segunda temporada. Vive para proteger Krista, a quem é extremamente devota, embora tente sempre esconder isso da jovem. Ymir na realidade ama Historia e por isso está disposta a morrer para protege-la. É capaz de se transformar em titã.



Levi Ackerman: membro da legião exploradora e considerado o soldado mais forte de todos, a maior esperança da humanidade. Está sempre sério e nunca demonstra qualquer emoção, parecendo que não se espanta com nada e que não tem medo de nada também. Possuí uma obsessão por limpeza.

OPINIÃO

Tanto a primeira temporada quanto a segunda são excelentes, não tem como ver um episódio e ficar sem assistir aos demais. Trata-se de um anime que te prende do início ao fim e quando acaba a temporada você fica com aquela enorme vontade de ver mais para saber o máximo que conseguir sobre a história por detrás dessa trama que é fantástica. O enredo do anime foi criado na base de muitos mistérios e é recheado de ações. Não deixa a desejar em nenhum momento. Inclusive, as imagens do anime são perfeitas. Trata-se dos melhores traços que eu já vi. As cores são vivas e intensas. A história é intrigante e muito bem desenvolvida, fazendo você pensar muito para tentar solucioná-la através dos mistérios e das dicas que são deixadas no ar. No entanto, quando você pensa que está conseguindo resolver o mistério, vem mais informações vagas para te deixarem louco e tornar a refletir. Mexe o tempo todo com sua mente, o que te prende a atenção.

Uma dica: não se prenda a personagens, porque eles morrem. Inclusive, muitas das mortes vão mexer com suas emoções, mexeram com as minhas. Se você for emotivo como eu, é um anime que consegue até mesmo te fazer chorar. E não é somente de ação que ele é feito! Mostra o crescimento dos personagens ao longo da trama, o qual é notável na grande maioria. Revela o passado de alguns, enquanto outros permanecem no total mistério. No anime é visto o tempo todo o conflito entre seguir ordens e deixar de lado suas próprias emoções ou necessidades. Entra a questão de profissão e individualidade que é maravilhosamente bem explorada. Para um shonen, esse anime não deixa nada a desejar. As cenas de ação são perfeitas, embora às vezes me cause aflição quando os humanos são devorados pelos titãs. Se você não aguenta emoções fortes é melhor não ver. Tem muito sangue, muitos gritos, muita mutilação e violência.

Somente acho ruim, como sempre nos shounen, o fato do romance não ser nem um pouco trabalhado. São raras as cenas que mostram um pouco de amor. Não há beijo! Quando eu pensei que iria rolar um beijo... Bom, vocês já sabem: não aconteceu. Mas não posso reclamar quanto à complexidade das relações de alguns dos humanos que ocorrem ao longo do anime, uma delas é entre Ymir e Krista. Uma relação de amizade que, ao meu ver, acaba evoluindo para um amor intenso e repleto de problemáticas. Amo o conflito que é colocado ao entorno de vários personagens, isso faz com que você ame e odeie alguns ao mesmo tempo.

A temática “amizade” também é muito bem construída ao longo da história, com direito a traição e questionamentos. Cada personagem possui uma história e uma crença, defendendo e lutando por aquilo que acredita, no entanto, alguns se mostram muito mais leais aos amigos que qualquer outra causa, como no caso de Mikasa que vive para proteger Eren em gratidão ao que ele fez por ela no passado. No fim, ficam dois grupos, os contra a humanidade e os que estão a favor da humanidade, e você, qual lado vai escolher?

Não tenho muito o que falar desse anime, caso contrário darei mais spoilers do que já dei. Então vou finalizar minha opinião indicando esse anime para todos que amam um shounen, assim como eu, verem. Para aqueles que não gostam tanto de shounen, mas amam um mistério, um bom enredo, com uma história bem construída e com personagens sensacionais, eu recomendo também. Garanto que você não vai se arrepender. No mais, fico no aguardo da terceira temporada. Com relação ao mangá, não sei se o anime segue a história original escrita, porque somente acompanho o anime.

Finalizando, trata-se de um anime mais para entretenimento, não traz muita reflexão acerca da vida, embora ele te faz questionar bastante acerca de pontos que envolvem amizade, crenças (traz a questão da religião e da sua grande influência sobre as pessoas), lealdade, valores e sonhos. Até onde vale a pena lutar por aquilo que acredita? Até onde você é capaz de ir por sua crença? É capaz de se sacrificar por outrem ou por seus próprios ideais? São perguntas que o anime indiretamente te faz levantar. As respostas são individuais. Eu já tenho as minhas. E fica ai outro questionamento: até onde os seres humanos são capazes de irem, movidos por ambição e anseio pelo poder?


terça-feira, 18 de abril de 2017

Orange


ORANGE
SINOPSE:

ATENÇÃO: Pode conter SPOILERS

No primeiro dia de aula, Takamiya Naho recebe uma carta misteriosa de si mesma 10 anos no futuro, que a aconselha a não realizar certas ações, mas, a princípio, ela ignora os pedidos da carta, inclusive o primeiro que solicitava a ela que não convidasse o novo menino que chega de Tóqui, Kakeru. Entretanto, os amigos de Naho convidam-no para sair depois da escola que acaba aceitando devido às insistências. Então, sem que eles soubessem, algo terrível acontece a Kakeru nesse dia, que poderia ter sido evitado se o convite não tivesse sido feito a ele ou se ele tivesse regressado à casa mais cedo. É por causa desse incidente trágico que Kakeru não está ao lado dos seus amigos após 10 anos. A par disso, Naho decide seguir as instruções recebidas na cara do futuro para de alguma forma tentar muda-lo.

FICHA TÉCNICA:

Título: Orange
Título em Português: --x--
Mangá Escrito e Ilustrado por: Ichigo Takano
Data de Publicação do Mangá: 25 de Julho de 2012
Volumes: 5
Direção do Anime: Hiroshi Hamasaki
Roteiro do Anime: Yūko Kakihara
Estúdio do Anime: Telecom Animation Film, TMS Entertainment
Exibição Original do Anime: 3 de julho de 2016
Temporadas: 1
Quantidade de episódios: 13

ELENCO/PERSONAGENS:


Naho Takamiya: Protagonista. Naho é doce, gentil e extremamente tímida, o que se constituí no maior de seus obstáculos na tentativa de salvar Kakeru, por quem é apaixonada. Takamiya é um pouco desastrada e totalmente desligada, às vezes parece que ela vive presa em seus pensamentos. Embora muito introvertida, Naho nunca deixou de se importar com os outros ao seu lado, lutando para proteger quem ama, até quando sua felicidade tenha que ser sacrificada.
Kakeru Naruse: Protagonista junto com Naho. Trata-se de um jovem que possui muitos problemas pessoais e que embora mantenha um sorriso no rosto, permanece envolto por uma enorme tristeza. Após começar seu primeiro dia no colegial, ele perde sua mãe, situação que desencadeia vários outros problemas que no fim trazem a ele uma culpa descomunal com a qual não consegue lidar. Mesmo possuindo uma visão distorcida do mundo, Naruse encontra em Naho alguma maneira de se sentir importante para alguém novamente.


Hiroto Suwa: É um garoto muito popular e bom em tudo o que faz. Embora pareça ser calmo, Suwa possui uma personalidade extrovertida perto dos seus amigos, sempre fazendo todos eles ficarem alegres em sua presença.É o personagem mais altruísta de todos, pois sacrifica sua própria felicidade para tentar salvar Kakeru, um de seus amigos. É apaixonado por Naho.


Takako Chino: É uma garota muito fria e pouca sociável, embora não pareça. Ela possui um instinto super protetor, porque tem muito medo de perder seus amigos, assim ficando sozinha. Takako nunca se opõe às decisões de seus amigos, porque ela confia cegamente em todos eles. Junto com Azusa, ela protege Naho das garotas que a importunam por causa do Kakeru.

Saku Hagita: É um prodígio, pois suas notas na escola são excelentes e ele costuma sempre analisar tudo o que acontece ao seu redor. Um pouco calado e sério, Hagita não é muito bom nos esportes e sempre é visto lendo mangás. Apesar da seriedade, há momentos que ele surpreende sendo engraçado. Costuma sempre apoiar seus amigos em suas decisões, pois possui muita insegurança dentro de si. No anime parece que é apaixonado pela Azusa.
Azusa Murasaka: uma garota extrovertida que sempre é vista com acessórios fofos e sorrindo. Seus pais trabalham numa padaria e ela de vez em quando traz comidas gostosas. Costuma ajudar seus amigos sempre e sua relação com Naho é muito firme, pois Azusa está o tempo todo ajudando-a no que for necessário, assim provando ser uma amiga verdadeira para todo e qualquer momento. Junto com Chino, ela salva Naho das inimigas que a jovem adquire ao longo do anime. Parece ser apaixonada pelo Hagita

OPINIÃO:

Quando comecei a assistir o anime, a princípio, achei que se tratasse de mais um shoujo comovente que eu ficaria torcendo para os dois personagens principais ficarem juntos, no entanto, minha opinião e visão sobre Orange mudou drasticamente com o decorrer da história. Posso dizer que eu não sou mais tão fã do casal protagonista, principalmente depois de todo o altruísmo do Suwa! É impossível não se comover com as atitudes dele e torcer para que ele fique com a Naho no final! Ele é o amigo que sacrifica a si próprio em prol daqueles que ama e gosta, apenas para vê-los felizes e bem. Com relação ao aspecto romance, que já comecei a abordar, preciso dizer que o shoujo não é o mais importante da história, embora esteja sim presente no anime, funcionando como uma espécie de base para toda a trama se desenrolar. O tema amizade é muito mais evidente e primordial em Orange, principalmente no que tange ao assunto depressão, que também é abordado pelo anime.

Não tem como não se comover com a determinação de cada um dos personagens em ajudar Kakeru que se encontra no fundo do poço, imerso em culpa, arrependimento e uma grande tristeza. Arrependimento é outro tema bem trabalhado em Orange, o algoz de cada um dos 6 personagens. Os protagonistas cometem ações no passado que os fazem se arrependerem profundamente quando uma tragédia entre o círculo deles acontece, envolvendo todos numa grande e coletiva culpa. Essa tragédia que querem tanto evitar para salvar alguém que amam muito é a principal motivação necessária que os fazem escrever uma carta para seus “eu” do passado. Essa carta contém informações sobre os acontecimentos até a data da morte de Kakeru, pedindo para cada um tomar/não certas atitudes de modo a evitar, assim, a culpa pela morte do amigo e, consequentemente, arrependimentos. Com isso, o anime traz aquele importante conselho que muito se ouve, mas pouco se pratica: “não deixe para fazer amanhã, o que você pode fazer hoje, pois não se sabe o que pode acontecer no futuro”.

Orange é aquele típico anime que te prende do início ao fim, mas vale a pena perder quase um dia inteiro vendo-o, e que te faz chorar com o decorrer da história (se você for tão manteiga derretida quanto eu é certeza de que vai chorar praticamente em todos os episódios). A trama é muito bem elaborada, pecando apenas no final do anime, quando deixa aquele mistério no ar sobre o que aconteceu depois de ter ocorrido todos os eventos pelos quais os personagens passaram. Acho que isso foi proposital, para dar a liberdade aos leitores do mangá ou aqueles que viram somente o anime de imaginar o futuro. E eu já tenho ele bem na minha mente, a propósito.

A evolução de cada personagem é notável, principalmente com relação à própria luta que travam dentro de si mesmos, procurando vencer as limitações que possuem. Tudo isso, é claro, para salvar um valioso amigo, do qual sentem uma imensa falta. O triângulo amoroso que parece se formar no anime entre Naho, Kakeru e Suwa é bem ínfimo e irrisório diante do objetivo em comum que os personagens têm. No fim, o que Orange quis mostrar é que o mais importante é a amizade, que ninguém nunca está só nesse mundo e sempre tem alguém com quem contar, que está ali disposto a ajudar nos momentos mais perturbadores e infelizes. Ilustra como pequenas atitudes, por exemplo um simplório cumprimento com um “bom dia” seguido de um sorriso, podem mudar por completo o dia de uma pessoa. Também mostra como é importante o apoio dos amigos, que permitem ao Kakeru se abrir com eles, contando-lhes sobre o que o aflige em seu âmago.

Acho que alguns detalhes poderiam ser melhor explorados, apesar de não serem o primordial do anime, que está incrustado de diversas mensagens demasiadamente importantes, como o claro interesse entre Hagita e Azusa, além de abordar um pouco mais sobre a Takako. Mas isso não diminui o amor que eu criei por esse anime, que agora se encontra entre meus favoritos. Dor, tristeza, culpa, arrependimento são sentimentos trabalhados ao longo da história com intensidade por meio da abordagem dos temas depressão e suicídio. Traz aquela velha mensagem de que “seguir em frente” é importante. Se abrir e confiar nos seus amigos é primordial, porque eles podem ser a chave para fazer alguém se apegar a um pequeno desejo de viver somente com o anseio pela diversão e felicidade seguida de sorrisos que podem vir amanhã e depois. Orange é, portanto, um drama colegial perfeito para quem gosta desse tipo de anime. É repleto de aprendizados que podem ser aproveitados na vida real.

É um anime que te deixa com mais vontade de viver, porque a vida pode ser maravilhosa quando você está ao lado daqueles de quem gosta, os quais lhe querem somente o bem.