
ORANGE
SINOPSE:
SINOPSE:
ATENÇÃO: Pode conter SPOILERS
No primeiro dia de aula, Takamiya Naho recebe uma carta misteriosa de si mesma 10 anos no futuro, que a aconselha a não realizar certas ações, mas, a princípio, ela ignora os pedidos da carta, inclusive o primeiro que solicitava a ela que não convidasse o novo menino que chega de Tóqui, Kakeru. Entretanto, os amigos de Naho convidam-no para sair depois da escola que acaba aceitando devido às insistências. Então, sem que eles soubessem, algo terrível acontece a Kakeru nesse dia, que poderia ter sido evitado se o convite não tivesse sido feito a ele ou se ele tivesse regressado à casa mais cedo. É por causa desse incidente trágico que Kakeru não está ao lado dos seus amigos após 10 anos. A par disso, Naho decide seguir as instruções recebidas na cara do futuro para de alguma forma tentar muda-lo.
FICHA TÉCNICA:
Título: Orange
Título em Português: --x--
Mangá Escrito e Ilustrado por: Ichigo Takano
Data de Publicação do Mangá: 25 de Julho de 2012
Volumes: 5
Direção do Anime: Hiroshi Hamasaki
Roteiro do Anime: Yūko Kakihara
Estúdio do Anime: Telecom Animation Film, TMS Entertainment
Exibição Original do Anime: 3 de julho de 2016
Temporadas: 1
Quantidade de episódios: 13
Título em Português: --x--
Mangá Escrito e Ilustrado por: Ichigo Takano
Data de Publicação do Mangá: 25 de Julho de 2012
Volumes: 5
Direção do Anime: Hiroshi Hamasaki
Roteiro do Anime: Yūko Kakihara
Estúdio do Anime: Telecom Animation Film, TMS Entertainment
Exibição Original do Anime: 3 de julho de 2016
Temporadas: 1
Quantidade de episódios: 13
ELENCO/PERSONAGENS:
![]()
Naho Takamiya: Protagonista. Naho é doce, gentil e extremamente tímida, o que se constituí no maior de seus obstáculos na tentativa de salvar Kakeru, por quem é apaixonada. Takamiya é um pouco desastrada e totalmente desligada, às vezes parece que ela vive presa em seus pensamentos. Embora muito introvertida, Naho nunca deixou de se importar com os outros ao seu lado, lutando para proteger quem ama, até quando sua felicidade tenha que ser sacrificada.
|
![]()
Kakeru Naruse: Protagonista junto com Naho. Trata-se de um jovem que possui muitos problemas pessoais e que embora mantenha um sorriso no rosto, permanece envolto por uma enorme tristeza. Após começar seu primeiro dia no colegial, ele perde sua mãe, situação que desencadeia vários outros problemas que no fim trazem a ele uma culpa descomunal com a qual não consegue lidar. Mesmo possuindo uma visão distorcida do mundo, Naruse encontra em Naho alguma maneira de se sentir importante para alguém novamente.
|
![]() Hiroto Suwa: É um garoto muito popular e bom em tudo o que faz. Embora pareça ser calmo, Suwa possui uma personalidade extrovertida perto dos seus amigos, sempre fazendo todos eles ficarem alegres em sua presença.É o personagem mais altruísta de todos, pois sacrifica sua própria felicidade para tentar salvar Kakeru, um de seus amigos. É apaixonado por Naho. |
![]() Takako Chino: É uma garota muito fria e pouca sociável, embora não pareça. Ela possui um instinto super protetor, porque tem muito medo de perder seus amigos, assim ficando sozinha. Takako nunca se opõe às decisões de seus amigos, porque ela confia cegamente em todos eles. Junto com Azusa, ela protege Naho das garotas que a importunam por causa do Kakeru. |
![]()
Saku Hagita: É um prodígio, pois suas notas na escola são excelentes e ele costuma sempre analisar tudo o que acontece ao seu redor. Um pouco calado e sério, Hagita não é muito bom nos esportes e sempre é visto lendo mangás. Apesar da seriedade, há momentos que ele surpreende sendo engraçado. Costuma sempre apoiar seus amigos em suas decisões, pois possui muita insegurança dentro de si. No anime parece que é apaixonado pela Azusa.
|
![]()
Azusa Murasaka: uma garota extrovertida que sempre é vista com acessórios fofos e sorrindo. Seus pais trabalham numa padaria e ela de vez em quando traz comidas gostosas. Costuma ajudar seus amigos sempre e sua relação com Naho é muito firme, pois Azusa está o tempo todo ajudando-a no que for necessário, assim provando ser uma amiga verdadeira para todo e qualquer momento. Junto com Chino, ela salva Naho das inimigas que a jovem adquire ao longo do anime. Parece ser apaixonada pelo Hagita
|
OPINIÃO:
Quando comecei a assistir o anime, a princípio, achei que se tratasse de mais um shoujo comovente que eu ficaria torcendo para os dois personagens principais ficarem juntos, no entanto, minha opinião e visão sobre Orange mudou drasticamente com o decorrer da história. Posso dizer que eu não sou mais tão fã do casal protagonista, principalmente depois de todo o altruísmo do Suwa! É impossível não se comover com as atitudes dele e torcer para que ele fique com a Naho no final! Ele é o amigo que sacrifica a si próprio em prol daqueles que ama e gosta, apenas para vê-los felizes e bem. Com relação ao aspecto romance, que já comecei a abordar, preciso dizer que o shoujo não é o mais importante da história, embora esteja sim presente no anime, funcionando como uma espécie de base para toda a trama se desenrolar. O tema amizade é muito mais evidente e primordial em Orange, principalmente no que tange ao assunto depressão, que também é abordado pelo anime.
Não tem como não se comover com a determinação de cada um dos personagens em ajudar Kakeru que se encontra no fundo do poço, imerso em culpa, arrependimento e uma grande tristeza. Arrependimento é outro tema bem trabalhado em Orange, o algoz de cada um dos 6 personagens. Os protagonistas cometem ações no passado que os fazem se arrependerem profundamente quando uma tragédia entre o círculo deles acontece, envolvendo todos numa grande e coletiva culpa. Essa tragédia que querem tanto evitar para salvar alguém que amam muito é a principal motivação necessária que os fazem escrever uma carta para seus “eu” do passado. Essa carta contém informações sobre os acontecimentos até a data da morte de Kakeru, pedindo para cada um tomar/não certas atitudes de modo a evitar, assim, a culpa pela morte do amigo e, consequentemente, arrependimentos. Com isso, o anime traz aquele importante conselho que muito se ouve, mas pouco se pratica: “não deixe para fazer amanhã, o que você pode fazer hoje, pois não se sabe o que pode acontecer no futuro”.
Orange é aquele típico anime que te prende do início ao fim, mas vale a pena perder quase um dia inteiro vendo-o, e que te faz chorar com o decorrer da história (se você for tão manteiga derretida quanto eu é certeza de que vai chorar praticamente em todos os episódios). A trama é muito bem elaborada, pecando apenas no final do anime, quando deixa aquele mistério no ar sobre o que aconteceu depois de ter ocorrido todos os eventos pelos quais os personagens passaram. Acho que isso foi proposital, para dar a liberdade aos leitores do mangá ou aqueles que viram somente o anime de imaginar o futuro. E eu já tenho ele bem na minha mente, a propósito.
A evolução de cada personagem é notável, principalmente com relação à própria luta que travam dentro de si mesmos, procurando vencer as limitações que possuem. Tudo isso, é claro, para salvar um valioso amigo, do qual sentem uma imensa falta. O triângulo amoroso que parece se formar no anime entre Naho, Kakeru e Suwa é bem ínfimo e irrisório diante do objetivo em comum que os personagens têm. No fim, o que Orange quis mostrar é que o mais importante é a amizade, que ninguém nunca está só nesse mundo e sempre tem alguém com quem contar, que está ali disposto a ajudar nos momentos mais perturbadores e infelizes. Ilustra como pequenas atitudes, por exemplo um simplório cumprimento com um “bom dia” seguido de um sorriso, podem mudar por completo o dia de uma pessoa. Também mostra como é importante o apoio dos amigos, que permitem ao Kakeru se abrir com eles, contando-lhes sobre o que o aflige em seu âmago.
Acho que alguns detalhes poderiam ser melhor explorados, apesar de não serem o primordial do anime, que está incrustado de diversas mensagens demasiadamente importantes, como o claro interesse entre Hagita e Azusa, além de abordar um pouco mais sobre a Takako. Mas isso não diminui o amor que eu criei por esse anime, que agora se encontra entre meus favoritos. Dor, tristeza, culpa, arrependimento são sentimentos trabalhados ao longo da história com intensidade por meio da abordagem dos temas depressão e suicídio. Traz aquela velha mensagem de que “seguir em frente” é importante. Se abrir e confiar nos seus amigos é primordial, porque eles podem ser a chave para fazer alguém se apegar a um pequeno desejo de viver somente com o anseio pela diversão e felicidade seguida de sorrisos que podem vir amanhã e depois. Orange é, portanto, um drama colegial perfeito para quem gosta desse tipo de anime. É repleto de aprendizados que podem ser aproveitados na vida real.
É um anime que te deixa com mais vontade de viver, porque a vida pode ser maravilhosa quando você está ao lado daqueles de quem gosta, os quais lhe querem somente o bem.