Cantinho do Review: dezembro 2016

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Ao Haru Ride


AO HARU RIDE
SINOPSE:

ATENÇÃO: Pode conter SPOILERS

Futaba Yoshioka é uma colegial que se comporta de maneira nada feminina no intuito de espantar os garotos para ter amigas, alegando que faz o que faz porque não quer sofrer as mesmas dores do passado quando era isolada das demais meninas por ter a atenção dos meninos para si somente por ser fofa. Quando era mais nova, foi apaixonada por Kou Tanaka, que se afastou dela quando a ouviu dizer a um garoto avulso que não gostava dos meninos. Desde então Futaba nunca mais o viu até encontrá-lo outra vez no ensino médio. Contudo, Kou havia mudado muito, se tornando outra pessoa e carregando inclusive outro sobrenome. Os motivos pelos quais ele se tornou mais frio e grosseiro são descobertos ao longo do anime, quando ele e Futaba se envolvem novamente, trazendo de volta os sentimentos antigos que um tinha pelo outro que há muito estiveram esquecidos.

FICHA TÉCNICA:

Título: Ao Haru Ride
Título em Português: Passeio na Primavera Azul
Mangá Escrito e Ilustrado por: Io Sakisaka
Data de Publicação do Mangá: 13 de Janeiro de 2011
Volumes: 13
Direção do Anime: Ai Yoshimura
Roteiro do Anime: Tomoko Konparu
Estúdio do Anime: Production I.G
Exibição Original do Anime: 8 de Julho de 2014 a 23 de Setembro de 2014
Temporadas: 1
Quantidade de episódios: 13

ELENCO/PERSONAGENS:



Futaba Yoshioka: Protagonista do anime. É uma garota que possuí conflitos consigo própria devido ao seu passado traumático, o qual necessita vencer para seguir em frente. Alguém que precisa resolver seus problemas internos para conseguir solucionar os externos. Consegue compreender com maestria os sentimentos de Kou, tentando ajudá-lo a se manter na escola e demonstrando que as pessoas ao redor dele se importam com ele.

Kou Tanaka: É também um protagonista do anime. Um garoto repleto de mistérios envolvendo-o que o tornam distante dos outros e que o faz ser rebaixado da turma dos "avançados" para os "normais". Ele tenta ao máximo sair da escola por meio da reprovação do ano, tirando notas baixas. Ajuda Futaba a se reencontrar, ainda que de uma maneira torta - na maioria das vezes ele é grosseiro com ela, mas em alguns momentos demonstra afeto e preocupação, o que nitidamente mostra que ele não a esqueceu e continua apaixonado por ela.



Yuuri Makita: Uma menina fofa e dócil que é excluída pelas demais garotas por ser justamente do jeito que é: fofa e dócil, o que atrai a atenção dos meninos para si sem querer. Acaba por se apaixonar por Kou em um momento, o que cria uma situação complicada entre ela e Futaba, a qual, para não magoar e perder a amiga, se diz não ser apaixonada pelo Tanaka.



Shuuko Murao: Uma garota que demonstra ser mais madura que as demais, se isolando propositalmente das outras. Possuí uma paixão secreta e proibida pelo professor do colégio. Aos poucos permite que Yuuri e Futaba se aproximem dela, tornando-se amiga das duas.



Aya Kominato: Um garoto espontâneo e sempre de bem com a vida. No anime não é demonstrado se ele tem ou não problemas sociais como os demais personagens, aparentemente ele é o único afortunado. Tem uma queda por Murao, mas nunca consegue a atenção da garota.



Yoichi Tanaka: Professor do colégio por quem Murao é apaixonada, e irmão mais velho do Kou, com quem se preocupa e se sente culpado pelo que aconteceu com o caçula. Aparentemente, ele corresponde aos sentimentos de Shuuko.

OPINIÃO:

Antes de fazer a síntese argumentativa do anime, aviso que apenas irei discorrer sobre o anime propriamente dito, pois como não li o mangá, não posso opinar sobre ele e nem fazer o link entre ele e o anime.

O anime é extremamente bonito, com partes que te fazem chorar para quem é tão manteiga derretida quanto eu, e repleto de conflitos que são resolvidos aos poucos. Os problemas são aparentemente bobos, mas um tanto quanto reais e bastante intensos que te seguram o anime todo, pois acaba desejando ver o mistério que está por trás de cada personagem e os problemas serem resolvidos no desenrolar da trama. Os personagens crescem ao longo do anime e se inter-relacionam, construindo uma amizade sólida entre eles, mesmo sob as desavenças do destino e os obstáculos impostos pela vida que precisam enfrentar juntos.

Ao Haru Ride demonstra o verdadeiro poder da amizade, ao passo que retrata um amor de criança jamais esquecido, o qual passa por diversas crises e situações desafiadores, testando os protagonistas o tempo todo. É intenso vê-los juntos, e ao mesmo tempo que dá raiva de ver o Kou tratando a Futaba de forma grosseira, dá crise de fofura ao vê-lo cuidando dela em diversos momentos. A relação deles é construída sob provocações, porém moldada com sinceridade, preocupação, carinho e, principalmente, amor.

Além disso, outra relação interessante que é abordada é aquela necessidade da protagonista de ter "amigas", ainda que estas sejam falsas, e como isso afeta sua vida pessoal. Kou ajuda Futaba a enxergar que viver assim é desprezível e digno de pena. Aos poucos ela percebe isso e então se afasta. Acaba por retornar ao passado que tentou com tanto afinco esquecer ao se tornar uma nova pessoa. É bastante interessante como a protagonista cresce com isso e se esforça para recomeçar, encarando o passado e consequentemente vencendo-o ao se relacionar com Shuuko e Yuuri, que se tornam tão especiais a ela que Futaba chega ao ponto de não colocar seus sentimentos em relação ao Kou como obstáculos a mais para Yuuri vencer, até que isso começa a incomodá-la e ela se vê novamente em conflito entre amar Kou e não poder amá-lo por gostar demais de Yuuri e não querer perder sua amizade por carregar o mesmo sentimento que ela em relação ao Tanaka. O modo como ambas acabam por lidar com essa situação é super maduro e muito bacana, eu gostei bastante.

Apesar de poucos episódios, a história que envolve esses personagens se desenrola com maestria, sem muita delonga e sem ser corrida. Dá para aproveitar o romance e ao mesmo tempo se envolver com os problemas de cada um com tranquilidade. É um anime gostoso, bonito e interessante. O único problema dele é um pequeno detalhe que todos esperam, mas que não acontece. Entretanto, pelo enredo e pela trama bem escrita e estruturada dá para perdoar esse detalhe. É impossível não se apaixonar pelo anime. E eu espero que gostem tanto dele quanto eu gostei.

Na minha opinião foi uma ótima produção, e a animação ter sido bem desenhada se tornou um acréscimo a excelência que é esse shoujo. Para quem gosta desse gênero, é um anime que vale a pena ser visto, apesar de retratar bastante o tema amizade, que no fim fica em segundo plano, pois acaba que o romance entre os protagonistas se sobressai, sendo muito bem explorado.


domingo, 18 de dezembro de 2016

Noragami


NORAGAMI
SINOPSE:

Yatogami, conhecido apenas como Yato, é o deus da calamidade que perdeu toda sua credibilidade ao ser esquecido, logo, não possuí nenhum templo para ser venerado e muito menos recebe desejos em relação a sua função. Decidido a ter seu próprio templo, ele passa a realizar qualquer pedido para conseguir dinheiro, mesmo que a solicitação seja uma limpeza domiciliar. Os deuses costumam possuir armas divinas (shinki) e no caso do Yato não era diferente, ele tinha uma arma, mas esta o pediu demissão após 3 meses de convivência com o kami (deus) e ele foi compelido a conceber a ela sua liberdade. As armas divinas são pessoas que morreram por alguma razão contra sua vontade e não foram corrompidas pelos espíritos malignos. Sem arma, Yato se torna vulnerável aos espíritos ruins que desejam devorar as almas do outro mundo, bem como os deuses e suas armas, porém, ele prossegue em sua missão de conseguir dinheiro para construir um templo.

É uma dessas missões que Yato conhece Iki Hiyori, uma colegial, cujos gostos são peculiares para uma garota de sua idade. Ele está a procura de um gato e atravessa a rua sem olhar. Geralmente as pessoas não veem os deuses, mas Hiyori era especial, conseguiu ver Yato. Percebeu que ele seria atropelado por um carro quando atravessou a rua sem olhar, então, numa tentativa de salvá-lo sem saber que ele era imortal, ela pula em cima dele. Por causa disso, de uma forma um tanto quanto engraçada, Hiyori ganha uma espécie de dom em forma de rabo de gato (que na realidade é sua alma) e ela sai atrás de Yato, acompanhando-o em seus trabalhos de realização de desejos ridículos. Em meio ao anime, Yato tenta salvar a si e a Iki quando se veem defronte a um espírito maligno, mesmo sem arma divina. Nessa luta ele descobre um pequeno espírito bom, que ainda não tinha sido corrompido, e faz uma espécime de contrato com ele e assim surge o Yukine, um adolescente que dará muito trabalho para Yato, mas nos ensinará muitos valores.

Juntos, os três formam uma amizade muito bonita, sempre unidos na tentativa de ajudar um ao outro. Ao longo do anime enfrentam os problemas de cada um, inimigos fortes tanto externos quanto internos (dentro deles mesmos), mostrando como sobreviver a todos eles.

FICHA TÉCNICA:

Título: Noragami
Mangá Escrito e Ilustrado por: Adachitoka
Data de Publicação do Mangá: 06 de Dezembro de 2010
Volumes: 17
Direção do Anime: Kotaro Tamura
Roteiro do Anime: Deko Akao
Estúdio do Anime: Bones
Exibição Original do Anime: 5 de Janeiro de 2014 a 23 de Março de 2014
Temporadas: 2
Quantidade de episódios por temporada: 13

ELENCO/PERSONAGENS:
PRINCIPAIS:



Yatogami: deus da calamidade conhecido como Yato, esquecido pelas pessoas e desprovido de templo para ser venerado. Forma uma amizade muito interessante e engraçada com Hiyori e Yukine (a arma divina dele). Possui diversos inimigos que vão a sua procura no anime. Seu sonho é ter um templo para ele.


Iki Hiyori: colegial que gosta de artes marciais, estando longe de ser uma dama que foi educada para ser. Tem um bom coração e é bastante leal, age de maneira maternal com Yukine e nutre sentimentos por Yato (o anime dá a entender isso, ou será que sou eu que shippo demais a galera?). Evita que Yato seja atropelado, mesmo ele sendo imortal (detalhe que ela desconhece) e a partir dai não desgruda mais dele.


Yukine: adolescente que morreu e se tornou uma arma divina do Yato, o qual ao chamá-lo se torna uma katana, auxiliando o kami nas lutas contra os espíritos ruins. Quando é uma shinki seu nome é Sekki, quando pessoa seu nome é Yukine. Tem problemas internos e carrega uma raiva enorme por não poder aproveitar a vida como os adolescentes vivos.

SECUNDÁRIOS:





Mayu: ex-arma divina do Yato. Apesar de ser dura com ele, ela possui um enorme repeito e preocupação com Yato.




Tenjin: deus do aprendizado, novo mestre de Mayu, e extremamente rico. É em seu templo que Yato costuma descansar após a realização de alguns desejos ao longo do dia.




Ebisu Kofuku: deusa da pobreza e seu shinki é o Daikoku. Yato apresenta ela a Hiyori e Yukine como sua namorada, o que acaba surpreendendo os dois.



Daikoku: shinki da Deusa da pobreza, está sempre cuidando dela e se colocando contra Yato. É um personagem de bom coração, porém, meio assustador quando está com raiva.

Bishamonten: também conhecida como Vaisravana, é uma das mais fortes entre os deuses da guerra. Possuí diversos shinki a auxiliando na caçada de Yato, a quem carrega um rancor enorme. Apesar de sua personalidade dura, é uma deusa bastante solidária, visto que não consegue ver um espírito bom ser perseguido pelos fantasmas (espíritos ruins), trazendo-o para seu lado como um shinki.



Kazuma: éum shinki da Vaisravana. É demasiado calmo, sério e sensato, se preocupa muito com sua mestre, a quem chama de Veena. Também é uma pessoa responsável, leal e confiável. Possuí uma relação misteriosa de dívida com Yato.

Nora: é uma shinki pertencente a qualquer kami, por isso é vista com maus olhos perante muitos deuses. Contudo, na hora de ser usada por eles, a maioria se esquece desse detalhe e se aproveita dessas shinkis que se permitem serem apenas utilizadas pelos caprichos dos deuses. Foi usada por Yato em seus tempos de glória e vive atrás dele pedindo para que ele a use novamente, mas ele se recusa veemente. É uma das personagens que mais traz problemas ao Yato.



Rabo: Personagem que aparece somente no anime. Também é conhecido como um dos Deuses da Calamidade e tem uma história com Yato que é revelada no final do anime. É o vilão do anime.

OPINIÃO:

Antes de fazer a síntese argumentativa do anime, aviso que apenas irei discorrer sobre o anime propriamente dito, pois como não li o mangá, logo, não posso opinar sobre ele e nem fazer o link entre ele e o anime.

O anime é realmente muito engraçado, dá pra rir bastante, mas também dá pra chorar o suficiente para criar um rio de lágrimas. As partes do Yukine são as mais tocantes, pois os sentimentos dele tocam no fundo da alma. Ele é um adolescente que foi morto contra sua própria vontade e ao perceber que não pode ter amigos, que não pode mais ir a aula, que ninguém o nota, ele começa a carregar um ódio dentro de si das pessoas que vivem e, portanto, podem aproveitar a vida, o que ele não poderá fazer nunca mais. Não se sabe ao certo no anime o motivo de sua morte, mas em uma cena acaba mostrando um flashback bastante rápido do tempo que ele era vivo, e Yato acaba desabando no chão e chorando após ver isso. Então dá para ter uma noção de que é algo tocante.

As cenas do Yukine põe a prova os valores, pois ele vai contra tudo e todos para descontar sua raiva, e isso traz consequências severas para Yato que nãodesiste de Yukine, mesmo sob avisos constantes de seus conhecidos. É outra parte que toca muito e dá vontade de chorar. É maravilhosa essa relação que Yato tem com o Yukine, parece uma relação de pai, um que se preocupa e se importa, o que parece, pelo anime, que Yukine não possuía antes quando era vivo. Essas partes nos ensinam basante sobre o amor e a amizade, que os dois superam qualquer problema, e que não podemos desistir daqueles que nos são importantes, mesmo que eles tragam consequências para nossa vida.

O envolvimento da Hiyori com Yato também demonstra vários valores importantes além da amizade e do amor, como a lealdade. Enquanto Yato não desiste de Yukine, ela não desiste de Yato, sempre ajudando-o mesmo que ele a mande ir embora. Quando ele está na pior por causa do Yukine, ela quem o auxilia sem medo algum, ainda que saiba que ela pode morrer por isso. Hiyori é dona de uma coragem extrema, sempre disposta a se arriscar para salvar Yato ou Yukine. Trata o jovem adolescente como se fosse mãe dele, o alimenta, abriga-o em sua casa, corrige-o quando necessário, lhe dá todos os materiais que ele precisa para estudar (mesmo que seja em casa). E ela também não desiste de Yukine quando todos parecem ter feito isso. Ela nos ensina que vale a pena lutar pelos amigos.

Com isso, dá para concluir que o anime é muito bom, com vários ensinamentos implícitos nele, sendo capaz de te fazer gargalhar e ao mesmo tempo se debulhar em lágrimas. O único problema dele é que eu acho a história muito corrida, é um anime que dá para fazer com uns 24/25 episódio ao invés de 13. Isso é somente sobre a primeira temporada do anime, a segunda já foi lançada e é mais voltada para a deusa Bishamonten. Infelizmente, os mistérios que a primeira temporada deixa sobre o Yukine e que te corroem por dentro para descobri-los prossegue na segunda temporada. Eu espero sinceramente que na terceira eles comecem a revelar um pouco sobre a vida do Yukine quando ele era vivo, porque parece ser interessante e tocante. Sou curiosa, então, estou louca para saber tudo sobre esse personagem adolescente problemático, no entanto, cativante e que você tem vontade de cuidar. A vida antes da morte do Yukine fica bastante vaga no anime, e eu não sei se é proposital ou não. Mas tirando isso, é um anime que eu amo e que eu super recomendo. Dá pra ver em um único dia e se divertir bastante. :D

Sobre os detalhe técnicos como animação e trilha sonora, bem, eu realmente não me apego muito a esse detalhe, a animação é boa, os traços são bem feitos na minha opinião, quanto as músicas, eu não tenho o que falar acerca porque eu não presto atenção nelas. xD Apenas me atenho as openings, e a opening de Noragami é bem legal, eu curto. Me prendo mais a história e o desenrolar dela que os demais detalhes como esses que citei. -q

Segue abaixo os vídeos que eu fiz sobre os três personagens principais.