AO HARU RIDE
SINOPSE:
SINOPSE:
ATENÇÃO: Pode conter SPOILERS
Futaba Yoshioka é uma colegial que se comporta de maneira nada feminina no intuito de espantar os garotos para ter amigas, alegando que faz o que faz porque não quer sofrer as mesmas dores do passado quando era isolada das demais meninas por ter a atenção dos meninos para si somente por ser fofa. Quando era mais nova, foi apaixonada por Kou Tanaka, que se afastou dela quando a ouviu dizer a um garoto avulso que não gostava dos meninos. Desde então Futaba nunca mais o viu até encontrá-lo outra vez no ensino médio. Contudo, Kou havia mudado muito, se tornando outra pessoa e carregando inclusive outro sobrenome. Os motivos pelos quais ele se tornou mais frio e grosseiro são descobertos ao longo do anime, quando ele e Futaba se envolvem novamente, trazendo de volta os sentimentos antigos que um tinha pelo outro que há muito estiveram esquecidos.
FICHA TÉCNICA:
Título: Ao Haru Ride
Título em Português: Passeio na Primavera Azul
Mangá Escrito e Ilustrado por: Io Sakisaka
Data de Publicação do Mangá: 13 de Janeiro de 2011
Volumes: 13
Direção do Anime: Ai Yoshimura
Roteiro do Anime: Tomoko Konparu
Estúdio do Anime: Production I.G
Exibição Original do Anime: 8 de Julho de 2014 a 23 de Setembro de 2014
Temporadas: 1
Quantidade de episódios: 13
Título em Português: Passeio na Primavera Azul
Mangá Escrito e Ilustrado por: Io Sakisaka
Data de Publicação do Mangá: 13 de Janeiro de 2011
Volumes: 13
Direção do Anime: Ai Yoshimura
Roteiro do Anime: Tomoko Konparu
Estúdio do Anime: Production I.G
Exibição Original do Anime: 8 de Julho de 2014 a 23 de Setembro de 2014
Temporadas: 1
Quantidade de episódios: 13
ELENCO/PERSONAGENS:
![]() Futaba Yoshioka: Protagonista do anime. É uma garota que possuí conflitos consigo própria devido ao seu passado traumático, o qual necessita vencer para seguir em frente. Alguém que precisa resolver seus problemas internos para conseguir solucionar os externos. Consegue compreender com maestria os sentimentos de Kou, tentando ajudá-lo a se manter na escola e demonstrando que as pessoas ao redor dele se importam com ele. |
![]()
Kou Tanaka: É também um protagonista do anime. Um garoto repleto de mistérios envolvendo-o que o tornam distante dos outros e que o faz ser rebaixado da turma dos "avançados" para os "normais". Ele tenta ao máximo sair da escola por meio da reprovação do ano, tirando notas baixas. Ajuda Futaba a se reencontrar, ainda que de uma maneira torta - na maioria das vezes ele é grosseiro com ela, mas em alguns momentos demonstra afeto e preocupação, o que nitidamente mostra que ele não a esqueceu e continua apaixonado por ela.
|
![]() Yuuri Makita: Uma menina fofa e dócil que é excluída pelas demais garotas por ser justamente do jeito que é: fofa e dócil, o que atrai a atenção dos meninos para si sem querer. Acaba por se apaixonar por Kou em um momento, o que cria uma situação complicada entre ela e Futaba, a qual, para não magoar e perder a amiga, se diz não ser apaixonada pelo Tanaka. |
![]() Shuuko Murao: Uma garota que demonstra ser mais madura que as demais, se isolando propositalmente das outras. Possuí uma paixão secreta e proibida pelo professor do colégio. Aos poucos permite que Yuuri e Futaba se aproximem dela, tornando-se amiga das duas. |
![]() Aya Kominato: Um garoto espontâneo e sempre de bem com a vida. No anime não é demonstrado se ele tem ou não problemas sociais como os demais personagens, aparentemente ele é o único afortunado. Tem uma queda por Murao, mas nunca consegue a atenção da garota. |
![]() Yoichi Tanaka: Professor do colégio por quem Murao é apaixonada, e irmão mais velho do Kou, com quem se preocupa e se sente culpado pelo que aconteceu com o caçula. Aparentemente, ele corresponde aos sentimentos de Shuuko. |
OPINIÃO:
Antes de fazer a síntese argumentativa do anime, aviso que apenas irei discorrer sobre o anime propriamente dito, pois como não li o mangá, não posso opinar sobre ele e nem fazer o link entre ele e o anime.
O anime é extremamente bonito, com partes que te fazem chorar para quem é tão manteiga derretida quanto eu, e repleto de conflitos que são resolvidos aos poucos. Os problemas são aparentemente bobos, mas um tanto quanto reais e bastante intensos que te seguram o anime todo, pois acaba desejando ver o mistério que está por trás de cada personagem e os problemas serem resolvidos no desenrolar da trama. Os personagens crescem ao longo do anime e se inter-relacionam, construindo uma amizade sólida entre eles, mesmo sob as desavenças do destino e os obstáculos impostos pela vida que precisam enfrentar juntos.
Ao Haru Ride demonstra o verdadeiro poder da amizade, ao passo que retrata um amor de criança jamais esquecido, o qual passa por diversas crises e situações desafiadores, testando os protagonistas o tempo todo. É intenso vê-los juntos, e ao mesmo tempo que dá raiva de ver o Kou tratando a Futaba de forma grosseira, dá crise de fofura ao vê-lo cuidando dela em diversos momentos. A relação deles é construída sob provocações, porém moldada com sinceridade, preocupação, carinho e, principalmente, amor.
Além disso, outra relação interessante que é abordada é aquela necessidade da protagonista de ter "amigas", ainda que estas sejam falsas, e como isso afeta sua vida pessoal. Kou ajuda Futaba a enxergar que viver assim é desprezível e digno de pena. Aos poucos ela percebe isso e então se afasta. Acaba por retornar ao passado que tentou com tanto afinco esquecer ao se tornar uma nova pessoa. É bastante interessante como a protagonista cresce com isso e se esforça para recomeçar, encarando o passado e consequentemente vencendo-o ao se relacionar com Shuuko e Yuuri, que se tornam tão especiais a ela que Futaba chega ao ponto de não colocar seus sentimentos em relação ao Kou como obstáculos a mais para Yuuri vencer, até que isso começa a incomodá-la e ela se vê novamente em conflito entre amar Kou e não poder amá-lo por gostar demais de Yuuri e não querer perder sua amizade por carregar o mesmo sentimento que ela em relação ao Tanaka. O modo como ambas acabam por lidar com essa situação é super maduro e muito bacana, eu gostei bastante.
Apesar de poucos episódios, a história que envolve esses personagens se desenrola com maestria, sem muita delonga e sem ser corrida. Dá para aproveitar o romance e ao mesmo tempo se envolver com os problemas de cada um com tranquilidade. É um anime gostoso, bonito e interessante. O único problema dele é um pequeno detalhe que todos esperam, mas que não acontece. Entretanto, pelo enredo e pela trama bem escrita e estruturada dá para perdoar esse detalhe. É impossível não se apaixonar pelo anime. E eu espero que gostem tanto dele quanto eu gostei.
Na minha opinião foi uma ótima produção, e a animação ter sido bem desenhada se tornou um acréscimo a excelência que é esse shoujo. Para quem gosta desse gênero, é um anime que vale a pena ser visto, apesar de retratar bastante o tema amizade, que no fim fica em segundo plano, pois acaba que o romance entre os protagonistas se sobressai, sendo muito bem explorado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário