Cantinho do Review

terça-feira, 18 de abril de 2017

Orange


ORANGE
SINOPSE:

ATENÇÃO: Pode conter SPOILERS

No primeiro dia de aula, Takamiya Naho recebe uma carta misteriosa de si mesma 10 anos no futuro, que a aconselha a não realizar certas ações, mas, a princípio, ela ignora os pedidos da carta, inclusive o primeiro que solicitava a ela que não convidasse o novo menino que chega de Tóqui, Kakeru. Entretanto, os amigos de Naho convidam-no para sair depois da escola que acaba aceitando devido às insistências. Então, sem que eles soubessem, algo terrível acontece a Kakeru nesse dia, que poderia ter sido evitado se o convite não tivesse sido feito a ele ou se ele tivesse regressado à casa mais cedo. É por causa desse incidente trágico que Kakeru não está ao lado dos seus amigos após 10 anos. A par disso, Naho decide seguir as instruções recebidas na cara do futuro para de alguma forma tentar muda-lo.

FICHA TÉCNICA:

Título: Orange
Título em Português: --x--
Mangá Escrito e Ilustrado por: Ichigo Takano
Data de Publicação do Mangá: 25 de Julho de 2012
Volumes: 5
Direção do Anime: Hiroshi Hamasaki
Roteiro do Anime: Yūko Kakihara
Estúdio do Anime: Telecom Animation Film, TMS Entertainment
Exibição Original do Anime: 3 de julho de 2016
Temporadas: 1
Quantidade de episódios: 13

ELENCO/PERSONAGENS:


Naho Takamiya: Protagonista. Naho é doce, gentil e extremamente tímida, o que se constituí no maior de seus obstáculos na tentativa de salvar Kakeru, por quem é apaixonada. Takamiya é um pouco desastrada e totalmente desligada, às vezes parece que ela vive presa em seus pensamentos. Embora muito introvertida, Naho nunca deixou de se importar com os outros ao seu lado, lutando para proteger quem ama, até quando sua felicidade tenha que ser sacrificada.
Kakeru Naruse: Protagonista junto com Naho. Trata-se de um jovem que possui muitos problemas pessoais e que embora mantenha um sorriso no rosto, permanece envolto por uma enorme tristeza. Após começar seu primeiro dia no colegial, ele perde sua mãe, situação que desencadeia vários outros problemas que no fim trazem a ele uma culpa descomunal com a qual não consegue lidar. Mesmo possuindo uma visão distorcida do mundo, Naruse encontra em Naho alguma maneira de se sentir importante para alguém novamente.


Hiroto Suwa: É um garoto muito popular e bom em tudo o que faz. Embora pareça ser calmo, Suwa possui uma personalidade extrovertida perto dos seus amigos, sempre fazendo todos eles ficarem alegres em sua presença.É o personagem mais altruísta de todos, pois sacrifica sua própria felicidade para tentar salvar Kakeru, um de seus amigos. É apaixonado por Naho.


Takako Chino: É uma garota muito fria e pouca sociável, embora não pareça. Ela possui um instinto super protetor, porque tem muito medo de perder seus amigos, assim ficando sozinha. Takako nunca se opõe às decisões de seus amigos, porque ela confia cegamente em todos eles. Junto com Azusa, ela protege Naho das garotas que a importunam por causa do Kakeru.

Saku Hagita: É um prodígio, pois suas notas na escola são excelentes e ele costuma sempre analisar tudo o que acontece ao seu redor. Um pouco calado e sério, Hagita não é muito bom nos esportes e sempre é visto lendo mangás. Apesar da seriedade, há momentos que ele surpreende sendo engraçado. Costuma sempre apoiar seus amigos em suas decisões, pois possui muita insegurança dentro de si. No anime parece que é apaixonado pela Azusa.
Azusa Murasaka: uma garota extrovertida que sempre é vista com acessórios fofos e sorrindo. Seus pais trabalham numa padaria e ela de vez em quando traz comidas gostosas. Costuma ajudar seus amigos sempre e sua relação com Naho é muito firme, pois Azusa está o tempo todo ajudando-a no que for necessário, assim provando ser uma amiga verdadeira para todo e qualquer momento. Junto com Chino, ela salva Naho das inimigas que a jovem adquire ao longo do anime. Parece ser apaixonada pelo Hagita

OPINIÃO:

Quando comecei a assistir o anime, a princípio, achei que se tratasse de mais um shoujo comovente que eu ficaria torcendo para os dois personagens principais ficarem juntos, no entanto, minha opinião e visão sobre Orange mudou drasticamente com o decorrer da história. Posso dizer que eu não sou mais tão fã do casal protagonista, principalmente depois de todo o altruísmo do Suwa! É impossível não se comover com as atitudes dele e torcer para que ele fique com a Naho no final! Ele é o amigo que sacrifica a si próprio em prol daqueles que ama e gosta, apenas para vê-los felizes e bem. Com relação ao aspecto romance, que já comecei a abordar, preciso dizer que o shoujo não é o mais importante da história, embora esteja sim presente no anime, funcionando como uma espécie de base para toda a trama se desenrolar. O tema amizade é muito mais evidente e primordial em Orange, principalmente no que tange ao assunto depressão, que também é abordado pelo anime.

Não tem como não se comover com a determinação de cada um dos personagens em ajudar Kakeru que se encontra no fundo do poço, imerso em culpa, arrependimento e uma grande tristeza. Arrependimento é outro tema bem trabalhado em Orange, o algoz de cada um dos 6 personagens. Os protagonistas cometem ações no passado que os fazem se arrependerem profundamente quando uma tragédia entre o círculo deles acontece, envolvendo todos numa grande e coletiva culpa. Essa tragédia que querem tanto evitar para salvar alguém que amam muito é a principal motivação necessária que os fazem escrever uma carta para seus “eu” do passado. Essa carta contém informações sobre os acontecimentos até a data da morte de Kakeru, pedindo para cada um tomar/não certas atitudes de modo a evitar, assim, a culpa pela morte do amigo e, consequentemente, arrependimentos. Com isso, o anime traz aquele importante conselho que muito se ouve, mas pouco se pratica: “não deixe para fazer amanhã, o que você pode fazer hoje, pois não se sabe o que pode acontecer no futuro”.

Orange é aquele típico anime que te prende do início ao fim, mas vale a pena perder quase um dia inteiro vendo-o, e que te faz chorar com o decorrer da história (se você for tão manteiga derretida quanto eu é certeza de que vai chorar praticamente em todos os episódios). A trama é muito bem elaborada, pecando apenas no final do anime, quando deixa aquele mistério no ar sobre o que aconteceu depois de ter ocorrido todos os eventos pelos quais os personagens passaram. Acho que isso foi proposital, para dar a liberdade aos leitores do mangá ou aqueles que viram somente o anime de imaginar o futuro. E eu já tenho ele bem na minha mente, a propósito.

A evolução de cada personagem é notável, principalmente com relação à própria luta que travam dentro de si mesmos, procurando vencer as limitações que possuem. Tudo isso, é claro, para salvar um valioso amigo, do qual sentem uma imensa falta. O triângulo amoroso que parece se formar no anime entre Naho, Kakeru e Suwa é bem ínfimo e irrisório diante do objetivo em comum que os personagens têm. No fim, o que Orange quis mostrar é que o mais importante é a amizade, que ninguém nunca está só nesse mundo e sempre tem alguém com quem contar, que está ali disposto a ajudar nos momentos mais perturbadores e infelizes. Ilustra como pequenas atitudes, por exemplo um simplório cumprimento com um “bom dia” seguido de um sorriso, podem mudar por completo o dia de uma pessoa. Também mostra como é importante o apoio dos amigos, que permitem ao Kakeru se abrir com eles, contando-lhes sobre o que o aflige em seu âmago.

Acho que alguns detalhes poderiam ser melhor explorados, apesar de não serem o primordial do anime, que está incrustado de diversas mensagens demasiadamente importantes, como o claro interesse entre Hagita e Azusa, além de abordar um pouco mais sobre a Takako. Mas isso não diminui o amor que eu criei por esse anime, que agora se encontra entre meus favoritos. Dor, tristeza, culpa, arrependimento são sentimentos trabalhados ao longo da história com intensidade por meio da abordagem dos temas depressão e suicídio. Traz aquela velha mensagem de que “seguir em frente” é importante. Se abrir e confiar nos seus amigos é primordial, porque eles podem ser a chave para fazer alguém se apegar a um pequeno desejo de viver somente com o anseio pela diversão e felicidade seguida de sorrisos que podem vir amanhã e depois. Orange é, portanto, um drama colegial perfeito para quem gosta desse tipo de anime. É repleto de aprendizados que podem ser aproveitados na vida real.

É um anime que te deixa com mais vontade de viver, porque a vida pode ser maravilhosa quando você está ao lado daqueles de quem gosta, os quais lhe querem somente o bem.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Ao Haru Ride


AO HARU RIDE
SINOPSE:

ATENÇÃO: Pode conter SPOILERS

Futaba Yoshioka é uma colegial que se comporta de maneira nada feminina no intuito de espantar os garotos para ter amigas, alegando que faz o que faz porque não quer sofrer as mesmas dores do passado quando era isolada das demais meninas por ter a atenção dos meninos para si somente por ser fofa. Quando era mais nova, foi apaixonada por Kou Tanaka, que se afastou dela quando a ouviu dizer a um garoto avulso que não gostava dos meninos. Desde então Futaba nunca mais o viu até encontrá-lo outra vez no ensino médio. Contudo, Kou havia mudado muito, se tornando outra pessoa e carregando inclusive outro sobrenome. Os motivos pelos quais ele se tornou mais frio e grosseiro são descobertos ao longo do anime, quando ele e Futaba se envolvem novamente, trazendo de volta os sentimentos antigos que um tinha pelo outro que há muito estiveram esquecidos.

FICHA TÉCNICA:

Título: Ao Haru Ride
Título em Português: Passeio na Primavera Azul
Mangá Escrito e Ilustrado por: Io Sakisaka
Data de Publicação do Mangá: 13 de Janeiro de 2011
Volumes: 13
Direção do Anime: Ai Yoshimura
Roteiro do Anime: Tomoko Konparu
Estúdio do Anime: Production I.G
Exibição Original do Anime: 8 de Julho de 2014 a 23 de Setembro de 2014
Temporadas: 1
Quantidade de episódios: 13

ELENCO/PERSONAGENS:



Futaba Yoshioka: Protagonista do anime. É uma garota que possuí conflitos consigo própria devido ao seu passado traumático, o qual necessita vencer para seguir em frente. Alguém que precisa resolver seus problemas internos para conseguir solucionar os externos. Consegue compreender com maestria os sentimentos de Kou, tentando ajudá-lo a se manter na escola e demonstrando que as pessoas ao redor dele se importam com ele.

Kou Tanaka: É também um protagonista do anime. Um garoto repleto de mistérios envolvendo-o que o tornam distante dos outros e que o faz ser rebaixado da turma dos "avançados" para os "normais". Ele tenta ao máximo sair da escola por meio da reprovação do ano, tirando notas baixas. Ajuda Futaba a se reencontrar, ainda que de uma maneira torta - na maioria das vezes ele é grosseiro com ela, mas em alguns momentos demonstra afeto e preocupação, o que nitidamente mostra que ele não a esqueceu e continua apaixonado por ela.



Yuuri Makita: Uma menina fofa e dócil que é excluída pelas demais garotas por ser justamente do jeito que é: fofa e dócil, o que atrai a atenção dos meninos para si sem querer. Acaba por se apaixonar por Kou em um momento, o que cria uma situação complicada entre ela e Futaba, a qual, para não magoar e perder a amiga, se diz não ser apaixonada pelo Tanaka.



Shuuko Murao: Uma garota que demonstra ser mais madura que as demais, se isolando propositalmente das outras. Possuí uma paixão secreta e proibida pelo professor do colégio. Aos poucos permite que Yuuri e Futaba se aproximem dela, tornando-se amiga das duas.



Aya Kominato: Um garoto espontâneo e sempre de bem com a vida. No anime não é demonstrado se ele tem ou não problemas sociais como os demais personagens, aparentemente ele é o único afortunado. Tem uma queda por Murao, mas nunca consegue a atenção da garota.



Yoichi Tanaka: Professor do colégio por quem Murao é apaixonada, e irmão mais velho do Kou, com quem se preocupa e se sente culpado pelo que aconteceu com o caçula. Aparentemente, ele corresponde aos sentimentos de Shuuko.

OPINIÃO:

Antes de fazer a síntese argumentativa do anime, aviso que apenas irei discorrer sobre o anime propriamente dito, pois como não li o mangá, não posso opinar sobre ele e nem fazer o link entre ele e o anime.

O anime é extremamente bonito, com partes que te fazem chorar para quem é tão manteiga derretida quanto eu, e repleto de conflitos que são resolvidos aos poucos. Os problemas são aparentemente bobos, mas um tanto quanto reais e bastante intensos que te seguram o anime todo, pois acaba desejando ver o mistério que está por trás de cada personagem e os problemas serem resolvidos no desenrolar da trama. Os personagens crescem ao longo do anime e se inter-relacionam, construindo uma amizade sólida entre eles, mesmo sob as desavenças do destino e os obstáculos impostos pela vida que precisam enfrentar juntos.

Ao Haru Ride demonstra o verdadeiro poder da amizade, ao passo que retrata um amor de criança jamais esquecido, o qual passa por diversas crises e situações desafiadores, testando os protagonistas o tempo todo. É intenso vê-los juntos, e ao mesmo tempo que dá raiva de ver o Kou tratando a Futaba de forma grosseira, dá crise de fofura ao vê-lo cuidando dela em diversos momentos. A relação deles é construída sob provocações, porém moldada com sinceridade, preocupação, carinho e, principalmente, amor.

Além disso, outra relação interessante que é abordada é aquela necessidade da protagonista de ter "amigas", ainda que estas sejam falsas, e como isso afeta sua vida pessoal. Kou ajuda Futaba a enxergar que viver assim é desprezível e digno de pena. Aos poucos ela percebe isso e então se afasta. Acaba por retornar ao passado que tentou com tanto afinco esquecer ao se tornar uma nova pessoa. É bastante interessante como a protagonista cresce com isso e se esforça para recomeçar, encarando o passado e consequentemente vencendo-o ao se relacionar com Shuuko e Yuuri, que se tornam tão especiais a ela que Futaba chega ao ponto de não colocar seus sentimentos em relação ao Kou como obstáculos a mais para Yuuri vencer, até que isso começa a incomodá-la e ela se vê novamente em conflito entre amar Kou e não poder amá-lo por gostar demais de Yuuri e não querer perder sua amizade por carregar o mesmo sentimento que ela em relação ao Tanaka. O modo como ambas acabam por lidar com essa situação é super maduro e muito bacana, eu gostei bastante.

Apesar de poucos episódios, a história que envolve esses personagens se desenrola com maestria, sem muita delonga e sem ser corrida. Dá para aproveitar o romance e ao mesmo tempo se envolver com os problemas de cada um com tranquilidade. É um anime gostoso, bonito e interessante. O único problema dele é um pequeno detalhe que todos esperam, mas que não acontece. Entretanto, pelo enredo e pela trama bem escrita e estruturada dá para perdoar esse detalhe. É impossível não se apaixonar pelo anime. E eu espero que gostem tanto dele quanto eu gostei.

Na minha opinião foi uma ótima produção, e a animação ter sido bem desenhada se tornou um acréscimo a excelência que é esse shoujo. Para quem gosta desse gênero, é um anime que vale a pena ser visto, apesar de retratar bastante o tema amizade, que no fim fica em segundo plano, pois acaba que o romance entre os protagonistas se sobressai, sendo muito bem explorado.


domingo, 18 de dezembro de 2016

Noragami


NORAGAMI
SINOPSE:

Yatogami, conhecido apenas como Yato, é o deus da calamidade que perdeu toda sua credibilidade ao ser esquecido, logo, não possuí nenhum templo para ser venerado e muito menos recebe desejos em relação a sua função. Decidido a ter seu próprio templo, ele passa a realizar qualquer pedido para conseguir dinheiro, mesmo que a solicitação seja uma limpeza domiciliar. Os deuses costumam possuir armas divinas (shinki) e no caso do Yato não era diferente, ele tinha uma arma, mas esta o pediu demissão após 3 meses de convivência com o kami (deus) e ele foi compelido a conceber a ela sua liberdade. As armas divinas são pessoas que morreram por alguma razão contra sua vontade e não foram corrompidas pelos espíritos malignos. Sem arma, Yato se torna vulnerável aos espíritos ruins que desejam devorar as almas do outro mundo, bem como os deuses e suas armas, porém, ele prossegue em sua missão de conseguir dinheiro para construir um templo.

É uma dessas missões que Yato conhece Iki Hiyori, uma colegial, cujos gostos são peculiares para uma garota de sua idade. Ele está a procura de um gato e atravessa a rua sem olhar. Geralmente as pessoas não veem os deuses, mas Hiyori era especial, conseguiu ver Yato. Percebeu que ele seria atropelado por um carro quando atravessou a rua sem olhar, então, numa tentativa de salvá-lo sem saber que ele era imortal, ela pula em cima dele. Por causa disso, de uma forma um tanto quanto engraçada, Hiyori ganha uma espécie de dom em forma de rabo de gato (que na realidade é sua alma) e ela sai atrás de Yato, acompanhando-o em seus trabalhos de realização de desejos ridículos. Em meio ao anime, Yato tenta salvar a si e a Iki quando se veem defronte a um espírito maligno, mesmo sem arma divina. Nessa luta ele descobre um pequeno espírito bom, que ainda não tinha sido corrompido, e faz uma espécime de contrato com ele e assim surge o Yukine, um adolescente que dará muito trabalho para Yato, mas nos ensinará muitos valores.

Juntos, os três formam uma amizade muito bonita, sempre unidos na tentativa de ajudar um ao outro. Ao longo do anime enfrentam os problemas de cada um, inimigos fortes tanto externos quanto internos (dentro deles mesmos), mostrando como sobreviver a todos eles.

FICHA TÉCNICA:

Título: Noragami
Mangá Escrito e Ilustrado por: Adachitoka
Data de Publicação do Mangá: 06 de Dezembro de 2010
Volumes: 17
Direção do Anime: Kotaro Tamura
Roteiro do Anime: Deko Akao
Estúdio do Anime: Bones
Exibição Original do Anime: 5 de Janeiro de 2014 a 23 de Março de 2014
Temporadas: 2
Quantidade de episódios por temporada: 13

ELENCO/PERSONAGENS:
PRINCIPAIS:



Yatogami: deus da calamidade conhecido como Yato, esquecido pelas pessoas e desprovido de templo para ser venerado. Forma uma amizade muito interessante e engraçada com Hiyori e Yukine (a arma divina dele). Possui diversos inimigos que vão a sua procura no anime. Seu sonho é ter um templo para ele.


Iki Hiyori: colegial que gosta de artes marciais, estando longe de ser uma dama que foi educada para ser. Tem um bom coração e é bastante leal, age de maneira maternal com Yukine e nutre sentimentos por Yato (o anime dá a entender isso, ou será que sou eu que shippo demais a galera?). Evita que Yato seja atropelado, mesmo ele sendo imortal (detalhe que ela desconhece) e a partir dai não desgruda mais dele.


Yukine: adolescente que morreu e se tornou uma arma divina do Yato, o qual ao chamá-lo se torna uma katana, auxiliando o kami nas lutas contra os espíritos ruins. Quando é uma shinki seu nome é Sekki, quando pessoa seu nome é Yukine. Tem problemas internos e carrega uma raiva enorme por não poder aproveitar a vida como os adolescentes vivos.

SECUNDÁRIOS:





Mayu: ex-arma divina do Yato. Apesar de ser dura com ele, ela possui um enorme repeito e preocupação com Yato.




Tenjin: deus do aprendizado, novo mestre de Mayu, e extremamente rico. É em seu templo que Yato costuma descansar após a realização de alguns desejos ao longo do dia.




Ebisu Kofuku: deusa da pobreza e seu shinki é o Daikoku. Yato apresenta ela a Hiyori e Yukine como sua namorada, o que acaba surpreendendo os dois.



Daikoku: shinki da Deusa da pobreza, está sempre cuidando dela e se colocando contra Yato. É um personagem de bom coração, porém, meio assustador quando está com raiva.

Bishamonten: também conhecida como Vaisravana, é uma das mais fortes entre os deuses da guerra. Possuí diversos shinki a auxiliando na caçada de Yato, a quem carrega um rancor enorme. Apesar de sua personalidade dura, é uma deusa bastante solidária, visto que não consegue ver um espírito bom ser perseguido pelos fantasmas (espíritos ruins), trazendo-o para seu lado como um shinki.



Kazuma: éum shinki da Vaisravana. É demasiado calmo, sério e sensato, se preocupa muito com sua mestre, a quem chama de Veena. Também é uma pessoa responsável, leal e confiável. Possuí uma relação misteriosa de dívida com Yato.

Nora: é uma shinki pertencente a qualquer kami, por isso é vista com maus olhos perante muitos deuses. Contudo, na hora de ser usada por eles, a maioria se esquece desse detalhe e se aproveita dessas shinkis que se permitem serem apenas utilizadas pelos caprichos dos deuses. Foi usada por Yato em seus tempos de glória e vive atrás dele pedindo para que ele a use novamente, mas ele se recusa veemente. É uma das personagens que mais traz problemas ao Yato.



Rabo: Personagem que aparece somente no anime. Também é conhecido como um dos Deuses da Calamidade e tem uma história com Yato que é revelada no final do anime. É o vilão do anime.

OPINIÃO:

Antes de fazer a síntese argumentativa do anime, aviso que apenas irei discorrer sobre o anime propriamente dito, pois como não li o mangá, logo, não posso opinar sobre ele e nem fazer o link entre ele e o anime.

O anime é realmente muito engraçado, dá pra rir bastante, mas também dá pra chorar o suficiente para criar um rio de lágrimas. As partes do Yukine são as mais tocantes, pois os sentimentos dele tocam no fundo da alma. Ele é um adolescente que foi morto contra sua própria vontade e ao perceber que não pode ter amigos, que não pode mais ir a aula, que ninguém o nota, ele começa a carregar um ódio dentro de si das pessoas que vivem e, portanto, podem aproveitar a vida, o que ele não poderá fazer nunca mais. Não se sabe ao certo no anime o motivo de sua morte, mas em uma cena acaba mostrando um flashback bastante rápido do tempo que ele era vivo, e Yato acaba desabando no chão e chorando após ver isso. Então dá para ter uma noção de que é algo tocante.

As cenas do Yukine põe a prova os valores, pois ele vai contra tudo e todos para descontar sua raiva, e isso traz consequências severas para Yato que nãodesiste de Yukine, mesmo sob avisos constantes de seus conhecidos. É outra parte que toca muito e dá vontade de chorar. É maravilhosa essa relação que Yato tem com o Yukine, parece uma relação de pai, um que se preocupa e se importa, o que parece, pelo anime, que Yukine não possuía antes quando era vivo. Essas partes nos ensinam basante sobre o amor e a amizade, que os dois superam qualquer problema, e que não podemos desistir daqueles que nos são importantes, mesmo que eles tragam consequências para nossa vida.

O envolvimento da Hiyori com Yato também demonstra vários valores importantes além da amizade e do amor, como a lealdade. Enquanto Yato não desiste de Yukine, ela não desiste de Yato, sempre ajudando-o mesmo que ele a mande ir embora. Quando ele está na pior por causa do Yukine, ela quem o auxilia sem medo algum, ainda que saiba que ela pode morrer por isso. Hiyori é dona de uma coragem extrema, sempre disposta a se arriscar para salvar Yato ou Yukine. Trata o jovem adolescente como se fosse mãe dele, o alimenta, abriga-o em sua casa, corrige-o quando necessário, lhe dá todos os materiais que ele precisa para estudar (mesmo que seja em casa). E ela também não desiste de Yukine quando todos parecem ter feito isso. Ela nos ensina que vale a pena lutar pelos amigos.

Com isso, dá para concluir que o anime é muito bom, com vários ensinamentos implícitos nele, sendo capaz de te fazer gargalhar e ao mesmo tempo se debulhar em lágrimas. O único problema dele é que eu acho a história muito corrida, é um anime que dá para fazer com uns 24/25 episódio ao invés de 13. Isso é somente sobre a primeira temporada do anime, a segunda já foi lançada e é mais voltada para a deusa Bishamonten. Infelizmente, os mistérios que a primeira temporada deixa sobre o Yukine e que te corroem por dentro para descobri-los prossegue na segunda temporada. Eu espero sinceramente que na terceira eles comecem a revelar um pouco sobre a vida do Yukine quando ele era vivo, porque parece ser interessante e tocante. Sou curiosa, então, estou louca para saber tudo sobre esse personagem adolescente problemático, no entanto, cativante e que você tem vontade de cuidar. A vida antes da morte do Yukine fica bastante vaga no anime, e eu não sei se é proposital ou não. Mas tirando isso, é um anime que eu amo e que eu super recomendo. Dá pra ver em um único dia e se divertir bastante. :D

Sobre os detalhe técnicos como animação e trilha sonora, bem, eu realmente não me apego muito a esse detalhe, a animação é boa, os traços são bem feitos na minha opinião, quanto as músicas, eu não tenho o que falar acerca porque eu não presto atenção nelas. xD Apenas me atenho as openings, e a opening de Noragami é bem legal, eu curto. Me prendo mais a história e o desenrolar dela que os demais detalhes como esses que citei. -q

Segue abaixo os vídeos que eu fiz sobre os três personagens principais.